quinta-feira, 30 de julho de 2009

Etiquetas

É claro que raramente se encontra alguém que goste de rótulos. Mas penso que a ideia de rotular as pessoas bissexuais, homossexuais, e etc. tem vindo a ser negativa quando eu, pessoalmente, nem a vejo de forma negativa. Já disse e volto a dizer que não quero mudar opiniões e o objectivo deste blogue é simplesmente exteriorizar, divertir e mostrar outros lados das coisas... outros pontos de vista.
O ser humano tem a necessidade de classificar tudo o que está à sua volta. Ó pessoal, um gay é um gay e pronto. Eu também não gosto da ideia de "comunidade" mas é necéssária, porque se não existirem certas classificações disto ou daquilo como nos entenderíamos? Uma maçã é uma maçã, um pêssego é um pêssego, mas pertencem ambos à fruta. Não podemos, a meu ver, achar que alguém nos discrimina por nos colocar etiquetas. Desde que não nos apontem o dedo (no sentido de tratar mal...de arrogância). Eu não ando a gritar aos sete ventos que sou lésbica, mas digo-o quando necessário porque sim...eu senti a necessidade de me assumir em certas circunstâncias, em certas conversas, em certos ambientes porque me apercebi que muita gente até nem é contra a homossexualidade mas olha para a homossexualidade como algo que pertence a anónimos. Ao afirmarmos que somos "x" ou "y" estamos automaticamente a dizer "eu sou isto e isto existe, existe ao teu lado, existe na tua família, existe no teu círculo de amigos, existe no supermercado que tu frequentas". Assim os gays deixam de ser os gays mas começam a ser "o Pedro que é gay", "a Mafalda que é lésbica", "o Jorge que é bi". Não quero com isto dizer que toda a "comunidade" LGBT se tenha de assumir, isso é com cada um, mas estou a mostrar como podem ser as coisas e a mostrar que as etiquetas têm de existir, mas que existem com o nosso nome, não é o nosso nome que existe devido a elas. E nós, homossexuais (incluo bissexuais e os etc. e até mesmo tudo o que não seja da "categoria" da sexualidade mas de qualquer outra minoria) não queremos ser rotulados. E implicamos com isso até dizer chega. Porquê? Não é aquilo que somos? Não deixamos de pertencer às pessoas por isso e não tem de ser algo que exclui a igualdade. Classificar, etiquetar, etc. não é colocar de parte, mas incluir. Incluem-nos na sociedade mas dão-nos um nome como se dá a tudo. Não entendo o porquê de tanta raiva contra as etiquetas.

Não sei se fui mesmo esclarecedora, mas o grosso da mensagem que quero passar está aqui:
Tratem-me como mulher, tratem-me como estudante, tratem-me como amiga, tratem-me como colega, tratem-me como aluna, tratem-me como cliente, tratem-me como homossexual, tratem-me como igual.

As pessoas pertencem a grupos, por muito minoritários que sejam, e esses grupos são classificados. É a base da socialização.

1 comentário:

  1. Não poderia concordar mais contigo.
    Dei por mim petrificada, diria mesmo colada a ler este texto.
    Muito bom :)

    ResponderEliminar