quarta-feira, 1 de julho de 2009

Casas vazias

Todos os anos mais ou menos por esta altura a história se repete. É como abrir um livro que já lemos... já sabemos o que vem depois desta parte.
Esta casa tem estado pouco movimentada. Há quem volte para casa dos pais porque estuda melhor lá - eu pessoalmente fico cá porque me concentro mais, porque aqui o meu "papel" é o de estudante, lá descontraio-me demais...lá sou filha, sou família.
Por agora ainda é só uma fase em que duas das "almas" que dão vida a esta casa não estão cá. Mas daqui a uns dias uma dessas almas vem, vem buscar as suas coisas e vai ficar um quarto livre. No ano passado fui eu que virei as costas a outra casa e não doeu tanto - mesmo assim eu e uma das "camaradas" chorámos baba e ranho nesse dia. Deixo para já um conselho: nunca arrumem as vossas coisas com alguém de quem gostam a ver. Acho que custa sempre mais para quem vê a porta fechar-se, do que para quem a puxa. Como se não estudássemos na mesma cidade e como se nunca mais nos fossemos ver.
Este caso é diferente. A "camarada" acabou a licenciatura e vai à procura de outra etapa na sua vida. E eu sinto-me tão contente por ela.
A verdade é que as coisas não voltam a ser iguais. Com as mesmas pessoas já não vão haver mais os jantares caseiros, os pequenos-almoços naquelas poucas manhãs em que não se faz nada, aqueles serões na sala a ver televisão em pijama. As coisas mudam, quer queiramos, quer não queiramos.

Esta casa não é minha, mas no que depender de mim estará sempre de portas abertas para te receber. Ai de ti que trabalhes no meu dia de anos!
Foste (e por enquanto ainda és) das melhores colegas de casa que já tive, sabes isso.

4 comentários:

  1. conseguiste por m d lagrima no canto do olho...nem kero pensar nesse dia...

    cm dizes a casa n e nossa mas ta sp aberta pa ela (ai d ti k trabalhes nos meus anos tb)

    resta-nos aproveitar estes ultimos dias, ultimos jantares, ultima saida,...mas a vida é mm assim... para o ano é a minha vez... no ano seguinte ha-de ser a tua...mas continuamos a ser akela familia =) 3A SEMPRE

    Joana M.

    ResponderEliminar
  2. Moça,

    Você é fantastica-mente boa com as palavras.

    ResponderEliminar
  3. Pois é...vou ser a última! No outro ano? LOL Daqui a 10 anos eu saio desta casa! ahahah
    Eu continuarei o legado da "Casa do Povo" :P

    (Daniela Coutinho)

    ResponderEliminar
  4. ei totó a casa é o menos, o que importa é a companhia. gostei mt.... e viva o pantano-lol

    ResponderEliminar