quinta-feira, 9 de abril de 2009

"Condenações" do "além"

Devo sentir-me mal por não acreditar nem ceder às regras da igreja? Eu não penso que deva mas isto consegue tirar-me do sério. Eu acredito em “algo” muito superficialmente e de forma muito céptica, mas a igreja é feita por humanos com as capacidades que eu também tenho: humanas e nada mais! Eu não sou ninguém para dizer que existe ou que não existe Deus, assim como não posso dizer que existem ou não existem extraterrestres. Mas às regras, por favor, não me façam ceder! Fui levada a acreditar durante muitos anos e acho bem que as criancinhas vão à catequese só para saberem distinguir o bem do mal imaginando que algo superior as castigará se se portarem mal. É como acreditar no Pai Natal. Progressivamente deixei de acreditar nele. Assim como, progressivamente, deixei de acreditar que a igreja une as pessoas. Não une, é razão de discussões sem qualquer tipo de fundamento, é desgastante e atira para os olhos das pessoas muita poeira!
Lembrei-me disto porque alguém, que respeito muito, pôs em causa o facto de eu não querer comer peixe amanhã. Não gosto de caldeirada portanto amanhã não vou comer peixe para agradar a Nosso Senhor. Eu tenho consciência do que faço e sei que não prejudico ninguém se não comer peixe amanhã. Que bem faz isso ao mundo? Alguém fica mais feliz se eu não comer carne amanhã? Quem?
À baila da conversa veio o facto de que quando tenho exames acendem uma velinha por mim. Agradeço, é sinal que se preocupam comigo e não condeno ninguém por acreditar que isso me dará sorte. Mas eu não acho que a chama da vela vá influenciar na minha nota! Como querem que eu acredite nisto? Não consigo, desculpem, mas não consigo!
Depende do que sei ou não…a vela não vai colocar um 10 em vez de um 8 na pauta!
Uma Feliz Páscoa para todos/as seja o que for em que acreditem.
Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário