quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Há pessoas que transformam tudo o que está à volta (é preciso ir além do que é palpável)

Como vou falar de ti? Mal te conheço, mas apetece-me imenso falar sobre ti e dou por mim a pensar em ti. Não, não se trata de paixão nem da tentação do desconhecido. É talvez a coisa mais estranha que me aconteceu nos últimos tempos, mas muito gratificante. Apareceste (posso tratar-te por tu, não posso?) na altura certa e disseste as coisas certas. Há pouco mais de 24 horas não sabia sequer que existias. Ao acaso lá apareceste no meio da minha rotina, no meio de mais um dia de trabalho. Podias ter pegado na compra que fizeste e teres ído embora. Mas bastaram duas ou três frases para ficarmos à conversa por mais de meia-hora. Perdi completamente a noção do tempo e até do local onde estava. Não foi preciso dizeres mais de 20 palavras para entender o quão culta és e o quanto entendes da vida. Completaste frases minhas, completei frases tuas e disseste exactamente aquilo que eu precisava de ouvir naquele momento. Tocaste no meu interior (na mente, na alma) sem sequer me conheceres, sem sequer saberes o meu nome de uma forma que tantas outras pessoas que partilharam comigo tanta coisa nunca conseguiram tocar. Gostava de perguntar como fazes isso, mas não é preciso porque provavelmente o fazes de uma forma natural sem te aperceberes. Talvez seja o "click" de que me falaste, o acaso...o mero acaso de estarmos em Coimbra ao mesmo tempo e de nos encontrarmos.
Falámos d' O Fausto, das perdas de alma, da vida, da inteligência emocional, de tudo um pouco... das coisas mais importantes da vida e que muita gente não entende. Senti que sem nos conhecermos nos conhecíamos melhor do que alguns anos de convivência.
Outro dia... e a história repete-se. Noutro local, e lá estávamos outra vez a cruzar caminhos. Diria que paralizámos e diria que tudo isto pode parecer muito banal, mas não o é de todo. Não porque depende do significado que se dá às coisas e, efectivamente, as melhores coisas da vida são inesperadas e gratuitas.
A disposição mental, o timming, o acaso... e o nosso dia em meia-hora passa de um dia corriqueiro a um dia que enriqueceu com pouco, mas muito.

Obrigada.

Sem comentários:

Enviar um comentário