sábado, 27 de fevereiro de 2010

O coração é como as cebolas... tem camadas! E quando se descascam as camadas todas...foi-se!

Não se deve esperar que as pessoas adivinhem o que nos vai na cabeça ou seja onde for que tenhamos depositada a capacidade para amar.
E em falar nisto lembrei-me que se diz que os animais não têm sentimentos. Epá, se calhar não. Mas porquê? Porque não são racionais? É precisamente por não serem racionais que se calhar até têm mais sentimentos que o próprio ser humano. Eu falo por mim (e se há alguém que tenha dúvidas eu sou uma pessoa)... quando vejo que não há volta a dar racionalizo demais e tento esmagar à força o sentimento. Passado pouco tempo acabo por conseguir. Dizem que não devia fazer isto (e eu às vezes também penso que não devia) porque ao que parece é bom sentir por muito que depois se caia no chão com a cabeça, mas os ensinamentos da vida obrigam-me a fazê-lo. E lá se foi o romantismo...e não cheguei a bater com a cabeça. Um dia destes haverá mais do mesmo e ou corre bem ou o ciclo repete-se.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Insistir em sentimentos onde não há reciprocidade é como investir na construção de um edifício sem qualquer funcionalidade.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Paixão e razão

Sou uma romântica relativamente iluminada pela razão.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

As coisas em que uma pessoa se mete...

Saí de um problema para me meter noutro...
Tive de abandonar a competição (desporto) por problemas cardíacos. E agora que reflicto um pouco nisto tudo e no sonho que não segui por risco de morrer em campo reparo que tirar um curso também não é muito próprio para cardíacos.
No fundo, as pessoas com problemas cardíacos deste tipo, em que uns pequeninos nervos podem provocar problemas sérios, deviam ser todas ricas para poderem estar à sombra da bananeira sem se preocuparem com nada (debaixo de uma bananeira sem bananas...não fossem as pessoas ter um ataque de taquicardia por pensarem que poderiam levar com um cacho em cima da cabeça!).
Eu não sei, sinceramente, como aguento e tenho pensado muitas vezes se esta foi a opção certa. Eu, que nunca quis seguir estudos porque queria ser desportista lá me apaixonei pera área das bibliotecas, mas para quem pensa que isto das bibliotecas é simples e não enerva ninguém, está muito enganado! Isto é o cabo dos trabalhos e eu estou à beira do colapso!
Qualquer dia dá-me o badagaio num anfiteatro qualquer! Ou então tenho a hipótese de abrandar o ritmo mas eu já nem sei como isso se faz!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Coisas do íntimo psicológico

Na hora da prova de fogo a minha chama extingue.

Quando menos esperares acontece algo demasiado bom ou demasiado mau. Espera, então, sempre o pior senão levas um abanão que cais do 3º andar e parece que caíste do 20º.

Publicação digital sobre questões lésbicas

http://www.lespt.org/lesonline/index.php?journal=lo

Aqui fica o endereço para aceder a publicações digitais sobre questões lésbicas.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Para chegar onde?

Correr tanto para chegar onde? Eu não vejo a meta.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Medo

Se vives do medo, medo de ti tens. Medo de ti, da tua relação com os outros e assim sendo, medo dos outros. Quando te elogiam escondes-te como aqueles bichinhos tipo minhoca que quando lhes tocamos, se enrolam. O medo de desiludires é tanto que acabas por te desiludires a ti e quando te aperceberes que os outros nada mais puderam fazer e deixaram de beber da tua água por a acharem demasiado seca, então acordarás e verás tudo o que perdeste. Tu não tens vida porque tu não respiras o teu ar, respiras o ar do medo. Tens tanto medo de ser julgado que acabas por não dar hipótese de seres reconhecido. É certo que esses à tua volta não são todos boas pessoas, mas ao ignorares o todo, ignoras o trigo e o joio. Não pensas por ti porque nem sequer precisas de pensar em nada. Não tens ninguém em quem pensar e a tua vida resume-se a um palco que fecha as cortinas quando finalmente chegas a casa e bates com a porta. Sabes que sobreviveste a mais um dia e que ninguém descobriu quem realmente és. Ninguém te consegue descobrir. E aqueles que alguma vez acharam que tinhas algo de bom foram afastados da tua vida porque te envolveste em arame farpado e em placas que dizem "perigo de vida". Tens medo e transmites medo aos outros. Se não confias em ninguém é certo que não levas com facas nas costas, mas também não saboreias o lado bom da vida. Tens medo de sentir e tens até medo de existir. Há dias em que te escondes debaixo dos lençóis e finges que o mundo parou. Tens medo de ter objectivos porque achas que vais fracassar e por isso nem sequer tentas, mas assim acabas por fracassar mesmo. Tens medo de ter força e tens medo de não ter. Tens medo de ir e medo de ficar. Nunca ultrapassaste o limite nem nunca cometeste uma loucura na vida. Sabes sempre o que estás a fazer porque jogas a tua vida como se tu não fosses tu mas fosses um bonequinho de um jogo de computador. Tu controlas tudo... virar à direita, virar à esquerda, saltar, tudo... tens tudo controlado nessa tua consciência excessiva. Mas acredita que mais tarde ou mais cedo as letras da verdade vão surgir e por mais níveis que ganhes nesse jogo irás ler "game over". Ouxalá não tenhas tempo de olhar para trás e de pensares em tudo o que não viveste. Ou então, ouxalá que acordes e mudes a estratégia de vida a meio do "jogo", isto é, antes que as letras a dizerem-te que perdeste, apareçam.

Isto tudo serve para dizer: vive sem medo da pessoa que és.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Anita (os títulos dos livros, no caso de ela ser adolescente, talvez fossem assim)!

Espero não ferir a sensibilidade dos leitores. Entenda-se que é apenas uma brincadeira que não tem qualquer objectivo de "ofender" os demais fãs dos livros da Anita (eu era uma das criancinhas que ouvia ou lia histórias dos livros da Anita). Peço desculpa pela linguagem mas é como certas anedotas...se assim não fosse não teria piada (e se calhar não tem na mesma, mas eu ri-me à brava enquanto fiz isto). A criatividade tem destas coisas!

Anita e os póneis… mais vale póneis do que cavalos
Anita e os fantasmas… e os vampiros também
Anita mamã… e o puto não se cala
Anita no jardim zoológico… leva com a tromba do elefante na tromba
Anita e a prenda de anos… que afinal era uma bomba
Anita perdeu o cão… e a coleira era cara
Anita na escola de vela… manda um malho e afoga-se
Anita e a Tia Lúcia… bebem chá de Lúcia-lima
Anita no circo… e o macaco que lhe manda um estalo
Anita no ballet… dá uma pirueta e parte o pé
Anita aprende a nadar… mas marra com a cabeça no fundo da piscina
Anita e as quatro estações… ora anda de gabardine, ora anda de calções
Anita de bicicleta… monta, monta, monta…
Anita está doente… ou a fingir para não ir à faculdade/ e a doença chama-se ressaca
Anita na cozinha… queima o jantar
Anita na floresta… e no pinhal também
Anita e o Dia da Mãe… esquece-se e nem lhe dá nada
Anita e a noite de Natal… e o Pai Natal em cima dela
Anita a cavalo… gostas pouco…gostas!
Anita no jardim… dá cabo das flores todas
Anita na montanha… tem a mania que sabe esquiar e malha
Anita e a festa de anos… apanha uma bebedeira que nem se aguenta em pé
Anita descobre a música… e aprende a tocar pífaro
Anita muda de casa… fartou-se do namorado
Anita e um Domingo diferente… desta vez foi à missa
Anita e o pardalito… ela depenou-o todo!
Anita na festa das flores… deu cabo delas todas e foi presa
Anita de comboio… não comprou o bilhete e escondeu-se na wc mas foi apanhada
Anita e o burrito… leva um coice e vai parar ao chão
Anita num balão… foi de balão para não ir de carro e não se arriscar a soprar no balão
Anita vai às aulas… pelo menos uma vez por semestre!
Anita e a vizinha do lado… durante a semana é na casa de uma e ao fim-de-semana é na casa da outra
Anita e o Baile de Máscaras… a miúda já é perigosa sem máscara por isso fujam enquanto podem
Anita e os gatinhos… agarrou-os pelo rabo e atirou-os pelo ar
Anita no hospital… o único sítio onde está sem fazer asneira
Anita baby sitter… não aconselho a fiarem-lhe os filhos, a menos que não gostem deles
Anita e a visita de estudo… perde-se de propósito
Anita de férias com os avós… apanham-lhe a erva e ela diz que são plantas medicinais
Anita no País dos Contos… ainda não sabe contar euros por isso dá cabo da mesada
Anita e o curso de culinária… farta-se do curso, rasga o avental e manda as panelas ao chão
Anita e a lição de desenho… faz uns rabiscos que ninguém percebe, enerva-se e espeta o lápis na mão de um colega
Anita e a surpresa… o namorado deu-lhe um ovo kinder!
Anita e a arca de Noé… não queiram imaginar a Anita no meio de tantos animais!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Como se estuda nos dias que correm?

Não...não fiz um estudo sobre isto nem sequer tenho dados para tal. Mas é interessante pensar em como as coisas mudam.
Não deixei, pessoalmente, de ir para a biblioteca com a papelada e os livros atrás mas uso e abuso das tecnologias para facilitar o estudo. Desde conversas (gratuitas...vivam as conversas gratuitas das redes de telemóvel!) sobre a matéria que demoram longas horas, até fazer powerpoints para partilhar pelos amigos e fazer troca de documentos pelo messenger...vale tudo! Umas amigas minhas até estudam no messenger via webcam, partilhando opiniões como se estivessem fisicamente frente a frente.
Porém, nisto das tecnologias há mais risco de desvios para as distracções mas logo há uma das pessoas que diz "Vá... vamos voltar ao que interessa". De vez em quando lá me perco pelo facebook mas caio na realidade pouco depois.
Na época de exames andamos nisto da troca de informação até às tantas...até de madrugada. O que vale é que isto dura só quase 4 meses num ano inteiro. É que o pior de tudo é que no meio de tanta coisa uma pessoa acaba por ligar para a Telepizza ou PizzaHut quase todos os dias. [Falando por mim, que não tenho nem tempo nem paciência para cozinhar, não sei como ainda não me fartei de fast-food]. Ah pois... é que ainda não arranjei uma bimby, mas acreditem que já faltou mais! A maquineta também saberá fazer sushi? [risos]

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

É preciso ter calma

A música zen costuma funcionar comigo. Efeito "placebo" ou não, não sei. Mas neste momento nem a música zen resulta. Está a entrar por um ouvido e a sair pelo outro sem provocar efeito em mim.
Agora vou experimentar música rock. Pode ser que resulte.

Vá-se lá perceber estas coisas do foro psicológico...

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Zé Pedro na Biblioteca Municipal de Coimbra

No dia 10 de Fevereiro de 2010 pelas 18:00 irá estar presente na Biblioteca Municipal de Coimbra o Zé Pedro dos Xutos & Pontapés. [Já estou a imaginar as fãs todas malucas a fazerem escândalo na biblioteca... se calhar é melhor distribuirem sedativos à entrada].