terça-feira, 25 de agosto de 2009

"Librarians parade"

Um filme de 1930 que mostra a mudança da colecção de livros da "Old Library" (agora Dwight Chapel) para "Sterling Memorial Library".

http://www.youtube.com/watch?v=r_eGdSp47Uw

sábado, 22 de agosto de 2009

Evasão


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Pensamento do dia (VI)

O problema que faz com que as pessoas não aproveitem a vida não é a crise mas o comodismo.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Espreitar o que a "vizinhança" lê

Acredito que já vos tenha acontecido. Estarem numa viagem e não descansarem enquanto não conseguirem descobrir o título do que a pessoa ao vosso lado está a ler! Enfim, "ginásticas" do que há de pior, figuras de autêntica parva, de repente quando estou quase a ser apanhada finjo que estou a olhar para outro sítio qualquer! Não tem nada de mal, mas receio que possam achar o comportamento inconveniente. Mesmo assim insisto e no fim - devido a uma curiosidade que nem me mete feliz nem me mete infeliz, seja qual for o título - dá-se uma sensação de verdadeira conquista: "Yes, consegui descobrir!"
Em sítios do dia-a-dia talvez por andar mais que entretida e ocupada não faço muito isso, mas numa viagem torna-se absolutamente irresistível. Quando a minha visão lateral se apercebe de alguém ao meu lado sacar do livro penso: "Ó não...outra vez o mesmo fado!" Mas acho piada, essencialmente quando estou há muito tempo a tentar descobrir e não estou a conseguir e penso: "Não será mais fácil perguntar à pessoa o que está a ler?" mas nunca perguntei e acho que só houve um título que me escapou porque tive mesmo de sair do comboio.

sábado, 15 de agosto de 2009

Bibliotecas e Leitura (Évora)

http://rapidshare.com/files/267760686/Bibliotecas_e_leitura_folheto.pdf

Cliquem para poderem descarregar o ficheiro com o programa. Cliquem em "free user" ou no caso de já serem utilizadores do "RapidShare" cliquem em "premium user". Depois é esperar até que apareça "download" , clicar e está feito.

Cultura e desenvolvimento

Eu não acho que as pessoas das vilas pouco desenvolvidas ou aldeias tenham menos capacidade mental mas acho que se essa capacidade não for desenvolvida desde o início podem surgir problemas ao nível das relações interpessoais e até mesmo da aprendizagem. Acho a cultura essencial para estimular a capacidade de comunicação. Tudo depende da educação, claro, e da maneira como os pais - e posteriormente os professores - encaminham as crianças. Uma criança que seja de Lisboa, por muita actividade cultural que tenha à sua volta, se os pais não a arrancarem de casa vai tornar-se como as outras: sentadas à frente da televisão todo o dia a ver desenhos animados.
Deve fazer-se uso das bibliotecas (mas estas não existem nas aldeias e certos pais não estão para se dar ao trabalho de ir buscar livros à biblioteca mais próxima - o que é uma pena, mas o país em que estamos ainda traz muitas coisas de trás e como tal o pouco interesse pela cultura) mas acho que, por exemplo, nas férias aquelas famílias que têm oportunidade de ir para a praia deviam também fazer um "plano cultural". Porque não visitar museus que existam perto das praias nas horas em que não se deve estar exposto ao sol? Podem responder-me "as crianças estando ao pé da praia não querem outra coisa", mas se assim é, é porque desde o início não se incutiu o gosto por conhecer novas coisas para além de areia e mar.

Tudo isto já parte mesmo do interesse de cada um. A cultura sai cara... claro que sai. Nas praias entra-se gratuitamente, é certo. Mas também há muitas coisas de entrada livre e ninguém aparece. As pessoas passam a vida a queixar-se e dizem que não vão a mais eventos ou museus porque sai caro. Até mesmo os jovens. Há um museu ao lado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Machado de Castro) que é gratuito para estudantes. Perguntem àqueles que dizem que a cultura é cara se já lá foram.

Eu não tenho dúvidas de que há muitos jovens nas aldeias a trabalharem "como cães" a troco de um ordenado mínimo que dariam óptimos engenheiros se tivessem sido estimulados. Portugal ainda carrega às costas o peso de uma ditadura.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Algarve está para Minho, como Faro está para Braga

Ó meus amores, vamos ver se nos entendemos. Realmente estamos num país de liberdade de expressão, mas é necessário dizer "Algarve" em vez de "Albufeira" ou "Faro"? Quando vão a Braga não dizem "Ah e tal, vou até ao Minho", pois não?
Caramba, eu também vou de férias lá para baixo mas não ando ai a dizer "Algarve" como se de uma coisa do outro mundo se tratasse. Ajam com naturalidade, pá! O típico "tuga" que já Eça de Queiroz referia... não há paciência!

Dalai Lama nos ajude, porque se nos dá força arranhamo-nos uns aos outros até à morte.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Pensamento(s) do dia (V)

O amor e a dor são provavelmente as maiores alavancas da melhor poesia que se faz. O amor dá-nos poemas cheios de alegria que nos fazem imaginar um futuro carregado de bons acontecimentos. A dor dá-nos poemas que conseguem chamar as lágrimas até daquele que se diga mais insensível à face da Terra.

O bem-estar, esse... não nos dá nada que tenha algo tão belo ou tão trágico para escrever. Nada que se possa aproveitar nem sequer para entreter quem quer que seja.

domingo, 9 de agosto de 2009

Pensamento(s) do dia (IV)

A nossa geração anda infectada pelo exibicionismo doentio e pelo tudo ter mas nada ser; pelo tudo parecer e nada ser; pelo tudo querer sem qualquer imposição de limites.

Doces criaturas inocentes de 3 ou 4 anos. Que de inocentes nada têm. Que já sabem muito sobre poder e manipulação. Que já sabem muito sobre ter. Serem criaturas de 3 ou 4 anos não importa. Importa que tenham.


Exibições do melhor brinquedo, as mães orgulhosas porque as criaturas já fazem isto e aquilo num quase jogo de soma de pontos contra outras mães também elas orgulhosas penduradas em sorrisos amarelos.

Concerto de Rui Veloso

Cheguei há pouco a casa de um concerto do Rui Veloso - o seu primeiro após a sua operação - em Ansião. Está de volta e em grande, com muita força e energia. Pelo meio lá nos ia agradecendo pela presença no "recomeçar da vida" dele. E também pelo meio dedicou uma música a Raul Solnado (se não me engano, "Porto Sentido").
Surpreendeu-me positivamente pela força que se notou que tem.

P.S. As melhoras a um dos artistas portugueses com "A" grande.

sábado, 8 de agosto de 2009

Morreu Raul Solnado

O actor português Raul Solnado morreu esta manhã no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Deixa-nos aos 79 anos, depois de uma carreira como artista de teatro e humorista na rádio. Também foi director da Casa do Artista (fundada em 1999).




(Foto retirada do site www.visitportimao.com)

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

17º Aniversário da BM Ansião

Hoje comemora-se o aniversário da Biblioteca Municipal de Ansião com a apresentação do livro infantil "A Rainha e o Ancião" da Drª Margarida Almeida, com ilustrações de Jorge Santos(às 21:00h); apresentação dos escritos do Dr. Rogério Medeiros na Adolescência (21:30h) e com o teatro "Qual a cor do teu sorriso", pelo grupo Camaleão de Coimbra (21:45h). Local: Biblioteca Municipal de Ansião.

É de notar que a BM de Ansião tem vindo a estar mais próxima dos cidadãos desta terra, principalmente desde 2005 (ano em que foi apresentada com uma estrutura interior mais moderna); também no que diz respeito aos pedidos feitos por parte dos utilizadores, que felizmente, têm sido satisfeitos; pela actualizada colecção que permite aos utilizadores lerem livros que são publicados recentemente; pelas actividades direccionadas aos mais novos, etc.

Os meus parabéns por todo o trabalho realizado.

P.S. O aniversário insere-se no programa das Festas de Ansião e Mostra Económica (FAME) que começaram ontem (dia 6) e que irão decorrer até dia 9 deste mês por toda a vila de Ansião.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Diversão no Heritage

http://www.myheritage.com.pt/

Aqui encontra-se uma secção "Celebridades e diversão" e "cola-se" uma fotografia e já está... vê-se uma série de celebridades com as quais nos parecemos!

Isto é mesmo de quem não tem mais nada que fazer e vicía! É engraçadíssimo. Não é que seja egocêntrica mas se não for eu a brincar com as minhas fotografias, quem brincará?
Cada fotografia que se coloca traz resultados bastante diversificados. Depende da expressão com que se está na fotografia, do cabelo, etc. E eu devo ter um passado na Ásia! Porque já em 3 fotografias me apareceram celebridades asiáticas. Noutra devia estar com um ar mesmo à gajo porque apareceram 5 rapazes idênticos e apenas 3 raparigas. (Risos)

Aqui fica uma amostra. Por sinal...a amostra em que celebridades asiáticas invadiram a minha fotografia... em grande número!