quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor + Partilha'te + Analfabetismo

Não poderia deixar de referir a importância deste dia. Hoje, um pouco por todo o país - e mundo - realizaram-se actividades em torno da leitura.
Uma vez que falo de leitura aproveito para passar a mensagem acerca de um projecto chamado partilha'te que tem como objectivo publicar um livro em português com 200 histórias de partilha de gays, lésbicas, bissexuais, trangéneros, amigos e familiares que contribua para desmistificar preconceitos, informar pessoas e educar para a diversidade. Deixo aqui o link para os mais curiosos: http://www.partilhate.com/

Porque num país onde, em 2001, ainda se registava 10 por cento de analfabetismo ainda há muitas pessoas que acham que os 10 por cento de homossexuais, bissexuais e trangéneros é que são "perigosos". Perigoso é o "atraso".

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Super Universitário

É bom quando me trajo porque sinto coisas que não sei explicar, cheias de sentimento e porque me sinto única no meio de uma multidão vestida igual a mim.
Mas acho que há pessoas que sentem muito mais do que isso. Sentem que têm poderes ou qualquer coisa do género. Agora, pausa! Imaginem o super-homem trajado com aquela pose dele de mãos fechadas contra a cintura e claro está, um S e um U bem fluorescentes estampados na gravata. Original! É que ainda ontem vi um rapaz trajado a andar descansadamente na estrada - e já não é a primeira vez - em horários nobres e o rapazinho nem ia bêbedo (aparentemente, pois não levava com ele passos trocados). A capa do traje deve mesmo trazer poderes com ela... e eu ainda não descobri os da minha! Pode ser que a minha seja uma capa mágica como o tapete mágico do Aladino e depois chego muito rápido onde quero! Vou sonhando...

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Para o meu querido sobrinho

Há muitas coisas que te vão magoar
E isso vai começar quando perceberes que não és o centro do mundo
Mas não desesperes
Não te revoltes demasiado
Um dia vais compreender o porquê de muita coisa
Um dia vais perceber que a dor faz parte da vida
Um dia o amor vai-te doer
Vai-te doer tanto
Vai parecer que te roubaram a alma
A alma e tudo aquilo que tens
Mas não deixes o chão fugir
Não caias demasiado
Olha à volta e vê as tantas coisas das quais fazes parte
Não deixes que uma coisa apenas te roube todas as outras
Aos poucos vais conseguir levantar-te
Aos poucos a dor vai desaparecendo
Aprende com quem já aprendeu
Foram erros meus…
Deixei-me cair demais
E não te quero ver a ti assim
Como eu fiquei
Olha para mim hoje
E quando estiveres mal lembra-te de mim
Lembra-te que hoje tudo passou
Lembra-te que hoje ando de cabeça para cima
E que ando bem
São alguns anos que nos separam
Por isso aprende qualquer coisa comigo
Há coisas que não se conseguem evitar
Mas aquilo que fazes com o que te acontece só depende de ti
Se te magoarem
Não deixes que seja demasiado
E não faças pior do que te fizeram
Acredita que o melhor que podes fazer é ignorar
Deixar andar até passar
Mais tarde, passado uns dias ou semanas
Não te lembrarás mais dos fracassos
Porque eu acredito que tu és superior a isso

quinta-feira, 9 de abril de 2009

"Condenações" do "além"

Devo sentir-me mal por não acreditar nem ceder às regras da igreja? Eu não penso que deva mas isto consegue tirar-me do sério. Eu acredito em “algo” muito superficialmente e de forma muito céptica, mas a igreja é feita por humanos com as capacidades que eu também tenho: humanas e nada mais! Eu não sou ninguém para dizer que existe ou que não existe Deus, assim como não posso dizer que existem ou não existem extraterrestres. Mas às regras, por favor, não me façam ceder! Fui levada a acreditar durante muitos anos e acho bem que as criancinhas vão à catequese só para saberem distinguir o bem do mal imaginando que algo superior as castigará se se portarem mal. É como acreditar no Pai Natal. Progressivamente deixei de acreditar nele. Assim como, progressivamente, deixei de acreditar que a igreja une as pessoas. Não une, é razão de discussões sem qualquer tipo de fundamento, é desgastante e atira para os olhos das pessoas muita poeira!
Lembrei-me disto porque alguém, que respeito muito, pôs em causa o facto de eu não querer comer peixe amanhã. Não gosto de caldeirada portanto amanhã não vou comer peixe para agradar a Nosso Senhor. Eu tenho consciência do que faço e sei que não prejudico ninguém se não comer peixe amanhã. Que bem faz isso ao mundo? Alguém fica mais feliz se eu não comer carne amanhã? Quem?
À baila da conversa veio o facto de que quando tenho exames acendem uma velinha por mim. Agradeço, é sinal que se preocupam comigo e não condeno ninguém por acreditar que isso me dará sorte. Mas eu não acho que a chama da vela vá influenciar na minha nota! Como querem que eu acredite nisto? Não consigo, desculpem, mas não consigo!
Depende do que sei ou não…a vela não vai colocar um 10 em vez de um 8 na pauta!
Uma Feliz Páscoa para todos/as seja o que for em que acreditem.
Abraço

domingo, 5 de abril de 2009

Somos mais escolarizados

Achei uma certa graça a uma infografia que consultei, de fontes seguras. Um título para uma imagem ao passar o rato: "Em Portugal somos...mais escolarizados", a seguir aparece o dado: "em 2007 dos jovens entre os 20 e 24 anos 53,4% concluíram o secundário". Com estas idades não deveria estar acabado há algum tempo? Eu também não vou acabar o curso com 23 anos, mas pelo menos o secundário acabado antes dos 20 seria normal! Não estará um "mais" em vez de um "menos" antes de "escolarizados"? Isto quer mesmo dizer que só 46,6% acabam o secundário antes dos 20? Até gostava de saber os dados de 2008.

Esoterismo, doce esoterismo!

Sou um tanto ou pouco céptica mas no meio dos problemas nas escolas o Ministério da Educação parece ter encontrado a solução no esoterismo! Foram criadas acções de formação para os professores entenderem a necessidade de amar as crianças. Há as crianças e há as auras das crianças: crianças índigo, cristal, violeta, esmeralda, diamante ou douradas. As crianças índigo conseguem utilizar as capacidades do hemisfério esquerdo e do hemisfério direito do cérebro, simultaneamente; as crianças cristal são sensíveis e pacifistas. Enfim… os esoteristas pegaram em x características das crianças e classificaram-nas. Isto até é giro e interessante mas será assim tão importante? E já agora pergunto: de que cor será a aura dos praticantes de bullying?
É impressão minha ou este tipo de coisinhas serve para desviar atenções? Não ganhariam mais em colocar psicólogos competentes nas escolas e em os professores e auxiliares andarem atentos ao que se passa nos intervalos? Para que serve ir a cursos destes quando o que se põe em prática é quase nada?