domingo, 29 de março de 2009

Depressão? Só para quem tem tempo!

Gosto de psicologia e de tudo o que esteja ligado às cabecinhas das pessoas. E já em algumas conversas sobre pessoas, depressões e essas coisinhas "boas" e interessantes (o mal de uns é o bem dos outros...) me disseram que só tem depressões quem tem tempo. Nessas alturas eu não concordava nem discordava. Hoje em dia concordo mais do que discordo.
Em certos casos acredito que o assunto seja sério e em que mesmo sem tempo se viva abaixo do "em baixo" e que todas as preocupações levem a um estado de depressão. Porém, também acredito que na maioria dos casos não se trate disso. A verdade é que sem tempo não podemos pensar demasiado e sem pensarmos demasiado não há massacre cerebral e sem massacre cerebral não me parece que haja espaço para lamentações. Enquanto a cabeça está ocupada até podemos estar de mau humor e tudo mais, mas não nos afundamos nos problemas. Isso pode provocar, claro está, outros problemas. Quem já não ouviu falar em workholics - viciados no trabalho - para quem as férias são um verdadeiro tormento? Sim, acredito que os workholics se afundem no trabalho para não se afundarem noutras coisas (quem não tentou ainda o mesmo?) mas depois há o tal distanciamento excessivo da família, das relações interpessoais...enfim, de tudo excepto do trabalho. Isso também leva ao desgaste, muitas das vezes, sem as pessoas se aperceberem. É aqui que entra a ansiedade e eu acho até a ansiedade mais "fatal" que a depressão. E a ansiedade persiste mesmo sem tempo e faz-nos andar a correr e a "saltar" por dentro. Li numa revista que um engenheiro trabalhou durante 80 horas por semana durante meses e morreu. Acontece, essencialmente no Japão. Sem aviso prévio, e as causas mais frequentes são ataques cardíacos e hemorragias cerebrais.
Ora, devemos ocupar a cabeça com trabalho - sem excessos - e com actividades das quais gostamos. Desta forma não há depressão que persista em nós!
Quanto à ansiedade...não sei! Mas não se encharquem em calmantes...vão ficar com olheiras e com variações de humor e depois ninguém vos atura! Para além de não tratar nada, mas sim, esconder os efeitos da ansiedade por uns tempos. Daí a umas semanas um comprimido não vai chegar e vão começar a tomar dois de cada vez. Os calmantes ainda são caros e devo lembrar que estamos em crise! Mas calma... o que é preciso é ter calma!

domingo, 22 de março de 2009

Porquê a nós?

Perguntamo-nos inúmeras vezes "Porquê a nós?" e é chato mas simples...porque nós somos os outros daqueles a quem chamamos "outros".
A vida é mesmo assim e quando menos esperamos acontece tudo ao mesmo tempo e somos apanhados pelo pior. Estas coisas servem para darmos valor a certas coisas que pela pressa do dia-a-dia tendemos a esquecer e a não darmos a devida importância.
Mais uma sexta-feira (dia 20...portanto esqueçam isso da sexta-feira 13 que não tem nada a ver!) em que estava de partida...arrumei tudo e faltavam por volta de 10 minutos para o comboio sair da estação. Já tinha o bilhete e estava com umas amigas à espera quando recebo uma mensagem de uma familiar dizendo que estava nos H.U.C. com outro familiar (situação relativamente grave que não irei referir devido a factores de privacidade das pessoas em questão). Como se costuma dizer "Caíu-me tudo ali", fiquei sem reacção. Pouco depois agarrei na mala - absolutamente desorientada - e apanhei o autocarro para os H.U.C.
Quando lá chego vejo logo a minha familiar e guardo as lágrimas dentro dos olhos, porque alguém frágil não apoia outro frágil...só piora a situação. Por dentro continuava chocada mas afirmava com toda a certeza: "podia ter sido pior" e podia. Foi péssimo mas há sempre pior.
Entretanto esta familiar notifica-me que mais uma pessoa chegada, exactamente na mesma altura, se encontrava no hospital de Pombal. Bem... o que se pensa nesta altura? "Que m**** de dia!" A situação não era tão grave, mas no entanto a preocupação persistia e dentro de mim ouvia vozes da consciência que frisavam muito bem: "Não controlamos nada, embora achemos que sim".
Já há algum tempo que não sentia estas pessoas tão unidas (incluindo eu) e sinto que aprendi mais sobre a vida naquele dia do que em todos os Domingos de catequese que tive. Porém não ponho em causa a catequização (cada um acredita no que acredita, desde que não se chegue ao ponto da "lavagem cerebral" que é chata).
Neste momento anseio bastante pelas aulas. Pelo menos espero não pensar tanto na fragilidade física e psicológica a que estamos todos sujeitos.
Carpe diem que o amanhã é sempre incerto...

quinta-feira, 19 de março de 2009

Ricardo Reis já sabia isto

Quanto mais te atas a alguém, mais te irá doer quando chegar a altura de te desatares.
A teoria é fantástica, mas no entanto quando chega a altura de não nos atarmos acabamos por não conseguir "fugir".
Paciência...vivam com isso :) Mas... controlem-se!

segunda-feira, 16 de março de 2009

E a Ásia... aqui tão perto!

Tenho umas amigas no curso loucas por japoneses, chineses e coreanos, portanto não poderia deixar de escrever qualquer coisinha sobre isso.
Saio de casa algures em Coimbra - não digo exactamente onde porque a minha mãe sempre me disse que estas informações não se dão na Internet e eu subscrevo - apanho o autocarro e eis que em meia hora me ponho - imaginem onde - na Ásia! Sim, a nossa faculdade - a de Letras - tem a Ásia em peso! Japoneses, chineses e coreanos não faltam! Ainda não me deu para adormecer no autocarro,porque imaginem o que seria eu chegar à faculdade ainda a dorminhar e ver tantos olhinhos rasgados! Acharia que tinha sido drogada, raptada e que me tinham metido num avião para o Japão, China ou Coreia! Bem... de facto, aqueles olhinhos rasgados são fantásticos...tão sexys! Até eu já me converti a esta "quase religião".
Devo acrescentar que se fosse japonesa, chinesa ou coreana, provavelmente seria absolutamente hetero... é que só olho para os rapazinhos asiáticos! Há coisas que não são mesmo para entender! (risos, risos, risos)

domingo, 15 de março de 2009

U2: A voltar para viciar!

NO LINE ON THE HORIZON

Get On Your Boots

The future needs a big kiss
Winds blows with a twist
Never seen a moon like this
Can you see it too?

Night is falling everywhere
Rockets at the fun fair
Satan loves a bomb scare
But he won't scare you

Hey, sexy boots
Get on your boots, yeah

You free me from the dark dream
Candy floss ice cream
All our kids are screaming
But the ghosts aren't real

Here's where we gotta be
Love and community
Laughter is eternity
If joy is real

You don't know how beautiful
You don't know how beautiful you are
You don't know, and you don't get it, do you?
You don't know how beautiful you are

That's someone's stuff they're blowing up
We're into growing up
Women of the future
Hold the big revelations

I got a submarine
You got gasoline
I don't want to talk about wars between nations

Not right now

Hey sexy boots...
Get on your boots, yeah
Not right now
Bossy boots

You don't know how beautiful
You don't know how beautiful you are
You don't know, and you don't get it, do you?
You don't know how beautiful you are

Hey sexy boots
I don't want to talk about the wars between the nations
Sexy boots, yeah

Let me in the sound
Let me in the sound
Let me in the sound, sound
Let me in the sound, sound
Meet me in the sound

Let me in the sound
Let me in the sound, now
God, I'm going down
I don't wanna drown now
Meet me in the sound

Let me in the sound
Let me in the sound
Let me in the sound, sound
Let me in the sound, sound
Meet me in the sound

Get on your boots
Get on your boots
Get on your boots
Yeah hey hey

sábado, 14 de março de 2009

Enganos na alimentação!

Quando não temos nem tempo nem paciência para cozinhar o mais provavél é sermos surpreendidos pela "fraqueza". E depois há aquelas ideias erradas. Eu nunca pensei que a carne vermelha me fizesse falta. Andava descansadíssima (Santa ignorância) a comer perú porque é carne branca quando me dizem que devo fazer o contrário. O fígado é para esquecer, porque detesto, mas reforçar o organismo com ferro não tem de ser algo sofrido. Há coisas boas (isto é relativo mas faço uma lista do que acho que a generalidade das pessoas gosta) que fazem bem e contêm ferro, tais como:
-frutos vermelhos
-sumo de laranja
-amêndoas (pena não serem de chocolate!)
-alperces
-tofu
-passas
-damascos
-vegetais verdes escuros (há sempre qualquer coisa de que se goste no meio de tantas coisas!)
-carnes vermelhas

Café, coca-cola, chá e chocolate não são aconselháveis.

Agora, a brincar com a situação: posso tomar banho na mesma todos os dias quando voltar a ter muito ferro no organismo? :D

Bruno Aleixo (o teimoso que ganha sempre!) :D

Quem quer teatro, uma noite destas?

Se disser a alguém que ando feita tola há um ano a querer ir ao teatro e que ainda não fui, irá essa pessoa acreditar? Nem eu acredito! A questão que se coloca é "porquê?" e eu respondo que não quero ir sozinha e que ainda não arranjei uma alma sequer para ir comigo! Nos inícios de algumas semanas cheguei a combinar ir com umas amigas, por exemplo, Quinta-feira...mas depois não se chegava a concretizar porque à Quarta-feira já estavam todas a dizer que não queriam ir.
Há pessoas que dizem que estas coisas das artes saem caras - aqueles cafés de arte são caros e não sei quê! Mas eu pergunto-me "3 euros por um copo de vodka com sumo de laranja é barato?" - e é aquela vodka mais rasca e com montes de gelo que acaba por ocupar o copo todo! Não é que eu não consuma na mesma, mas a verdade é que ando farta de copofonia e queria variar a rotina - se bem que agora nem tempo tenho tido e quero é dormir - mas um teatrinho sabia bem e para estudantes não é assim tão caro!
Não quero obrigar ninguém a ir ao teatro, mas há alguma alma que queira ir comigo ao teatro? Please? Estamos numa das cidades do conhecimento ou não estamos? Ai.....sinto-me inútil!

A publicidade que prefiro neste momento

É de facto, para mim, o melhor spot publicitário do momento. A um clique de distância:

http://www.youtube.com/watch?v=nLCa8VWFCAQ

Uma questão de lógica

Se todos/as somos filhos/as de um pai e de uma mãe é natural que:
Os rapazes hetero herdem o gosto pelas mulheres através do pai.
As raparigas hetero herdem o gosto pelos homens através da mãe.
Os rapazes homossexuais herdem o gosto pelos homens através da mãe.
As lésbicas herdem o gosto pelas mulheres através do pai.
Os/as bissexuais herdem o gosto por pessoas de ambos os sexos através do pai e da mãe.

Haverá alguma coisa mais natural que isto?

sexta-feira, 13 de março de 2009

Tentando ser imune

É uma tarefa bastante difícil sair de casa bem disposta e voltar sem ter sido contagiada pelo mau humor de tantas pessoas que nem sequer conheço! Anda tudo muito tenso, as pessoas respondem mal umas às outras e anda quase tudo de trombas. Calma, minha gente! Há que aprender a fazer cócegas à vida! Será por causa da crise ou eu antes não reparava nestas coisas?
Espero, sinceramente, não perder a veia de loucura que trago dentro de mim. Por muito que esteja menos bem acho que rir é o melhor remédio. Ou estarei eu verdadeiramente louca numa fase maníaca em que o optimismo me sobe à cabeça? Bem...não me parece!
Há pessoas que já não suportam sequer ver as outras pessoas alegres (não no sentido de bebedeira...mas alegres mesmo). Que mal tem dar uma gargalhada no meio da rua? Eu não me importo que fiquem a olhar para mim ou que achem que sou mesmo varrida do cérebro! É assim que as coisas saem, é assim que me liberto, é assim que deito cá para fora os males que me perseguem. E penso que é disso que as pessoas precisam... de se preocuparem menos com o que os outros pensam (dentro de alguns limites) e de serem quem são sem problemas. Já sabemos que nem tudo o que parece,é! Portanto, para quê "parecer bem" se não o somos inteiramente?
Eu vou continuar a ser assim até que fique "envenenada". Até lá... ou me internam, ou habituam-se! :D

quinta-feira, 12 de março de 2009

A mente humana é incrível e o que me dá gozo na poesia é conseguir escrever coisas que não sinto na totalidade (Genes de Fernando Pessoa?)

Dias de cansaço
Que levo por arrasto
No meio da multidão
Sem qualquer tipo de emoção
Perco a identidade a cada passo que dou
Morro de saudade por tudo o que acabou
Mas não baixo a cabeça
Seria sinal de fraqueza

Mais um dia que acaba
Só eu e a minha casa
Não há restos de ti
Não há restos de nós
E eu que tanto pedi
Para não termos destinos sós

Cansaço de espelhos partidos
Cansaço de folhas rasgadas
Quando dois corações se partem
Não fica quase nada
Nada mais que cansaço
Cansaço, cansaço
Cansaço de cigarros em solidão
Cansaço das noites a pensar, em vão

Daniela Coutinho ("Cansaço", o último poema de 2008)

O calor voltou... e não só!

Será para ficar? Será para ficar este sol quentinho que sabe tão bem? É de facto óptimo, mas devo começar a preparar-me mentalmente para o que aí vem? É que como já diz o velho ditado "Nem tudo são rosas!"
Quem utiliza transportes públicos como o autocarro sabe que no "pacote" do calor vem gratuitamente o "sofrimento olfativo". Eu hoje não comi muito e ainda bem, senão teria saído na paragem a seguir à paragem onde entrei, com uma certa urgência! O que vale é que faço apenas pequenas viagens (viagens longas só de comboio...há mais espaço e mais circulação de ar, o que ajuda um bocadinho). Nem sou de enjoar muito, mas há as tais circunstâncias olfativas que me fazem desejar mais a paragem em que quero sair do que qualquer prenda de Natal!
Acho que vou começar a jogar no Euromilhões e se me calhar um prémio vou fazer algo do género: "Desodorizantes grátis para todos/as!"

O que é o cérebro?

Cérebro humano: órgão que exerce um poder extremo em cada um de nós. É tão forte que por vezes queremos ir às aulas mas este manda as pernas encaminharem-se até ao Cartola, TAGV, etc. (podia dar-lhe para pior!).

quarta-feira, 11 de março de 2009

O mais português de sempre...!

O computador mais português de sempre não sabe "escrever" português correctamente.
Não entendo muito de política, não sei na pele o que é governar e nem quero muito saber, mas há algo estranho a passar-se em Portugal.
Tanto mediatismo, campanha e orgulho à volta do nosso pequeno grande Magalhães e no entanto, no final da semana passada saiu uma notícia que revela que este contém erros ortográficos, erros a nível de sintaxe, etc. Isto é grave. Como é que um computador sai para o mercado sem ser devidamente verificado?
Estou desiludida... afinal o computador mais português de sempre consegue ser menos português que o Português Suave. Ainda assim, sinto-me com sorte, pois até ver os maços não vêm com erros. Porém já espero tudo! Qualquer dia ainda aparece alguma coisa do género: "Fomar mata!" portanto é melhor não andarmos muito atentos porque arriscamo-nos a morrer não devido ao tabaco mas devido aos sustos provocados por quem maltrata a Língua Portuguesa.

Malditas insónias!

De boas intenções está o inferno - se é que ele existe - cheio! Deitei-me às 22:30h no intuito de me levantar cedo para ir à aula das 9. Pois bem... o típico! Aguentei duas horas deitada a olhar para o escuro e a dar voltas na cama mas cansei-me! Cansei-me de estar deitada a tentar descansar. Levantei-me e andei por aí - fui para a sala falar com uma das minhas colegas que ainda estava acordada. Voltei para a cama, mas esta passado mais duas horitas expulsou-me de novo, como se aqueles pregos que me prendem a ela de manhã se virassem contra mim à noite. É caso para dizer que há dias em que mais vale não sair da cama e há noites em que mais vale não nos metermos nela.